quarta-feira, 8 de junho de 2011

Todos contra a Dengue - Palestra

No dia 06 de junho os alunos assistiram a uma palestra sobre os perigos da dengue e os cuidados necessários para evitar a doença. A orientação foi ministrada pelos agentes, do Centro de Controle de Zoonoses - Grupo Unidos Contra a Dengue - Josemar Pimentel e Wanderlei Paiva , que ensinou às crianças quais são as medidas necessárias para evitar a proliferação do mosquito transmissor.
Durante a palestre eles mostraram os estágios das larvas até atingirem a forma de mosquito, através de um vídeo, gráficos de infestação e controle do mosquitos Aedes aegypti e a forma de como devemos quebrar o ciclo da dengue ( panfletos) . A dengue tem sido assunto constante na Escola, devido a iniciativa da Coordenação e da colaboração dos professores que vêm realizando trabalhos de conscientização em salas de aulas.
A meta é conscientizar as crianças para que os alunos levem as informações e repassem para os pais, devido o inicio do período chuvoso e assim acabar com os focos do mosquito.
O grande problema para combater o mosquito Aedes aegypti é que sua reprodução ocorre em qualquer recipiente utilizado para armazenar água, como caixas d'água, vidros, pratos e vasos de plantas ou flores, tanques, cisternas, garrafas, latas, pneus, bacias e muitos outros. Portanto, considerando essa facilidade de disseminação, podemos imaginar o grau de dificuldade para efetivamente combater a doença.