sábado, 30 de maio de 2009

Fumo e Saúde

O consumo de tabaco é, nos dias de hoje, a principal causa de doença e de mortes evitáveis.
O dia 31 de maio foi instituído em 1988 pela Assembléia Mundial de Saúde através da resolução VHA 42.19 como o Dia Mundial sem Tabaco.

Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), anualmente cerca de 4,9 milhões de pessoas morrem, em todo o mundo, em resultado do tabagismo. Se a epidemia não for travada, a mesma organização estima que, em 2020/30, esse número chegará aos 10 milhões de pessoas por ano.
Uma vez iniciado o consumo do tabaco, rapidamente se transforma em dependência (física e psíquica), provocada por uma droga psicoativa - a nicotina – presente na folha do tabaco.
O fumo produzido pelo consumo do tabaco contém mais de quatro mil compostos químicos com efeitos tóxicos e irritantes, dos quais mais de 40 são reconhecidos como cancerígenos.
O tabagismo não é fator de risco apenas para o próprio fumante, mas também para aqueles que, não sendo fumantes, se encontram frequentemente expostos ao fumo passivo. O vício está vinculado a 90% dos casos de câncer de pulmão, 80% dos de enfisema pulmonar, 25% dos de infarto e 75 a 80% dos de bronquite crônica, além de câncer do aparelho respiratório superior (lábio, língua, boca, faringe e laringe); da bexiga, rim, colo do útero, esôfago, estômago e pâncreas; Irritação ocular e das vias áreas superiores. De acordo com a Organização Mundial da Saúde, a nicotina, presente no fumo, é, depois da morfina, a droga que mais provoca dependência. De cada cem dependentes, apenas três, ao final de um ano, conseguem abandonar o cigarro.
Fumar reduz a esperança média de vida em cerca de dez anos.

Fonte: Portal da Saúde
Professora: Vera Lúcia