quarta-feira, 27 de maio de 2009

Meningite

Atividade de Ciências para os alunos da 7ª e 8ª séries:
Ler o texto e responder as questões.
A atividade deverá ser entregue no dia 10 de junho (Terça - feira ) .
Professora: Vera Lúcia


Meningite viral e bacteriana

O que é, sintomas, diagnóstico, vacina

A meningite é uma doença dos fluidos do cordão espinhal e dos que envolvem o cérebro. Meningite é causada por infecção viral ou bacteriana. Saber se a meningite foi causada por vírus ou bactéria é importante porque a gravidade da doença e o tratamento diferem. Meningite viral é geralmente menos grave e cura-se sem tratamento específico, enquanto a meningite bacteriana pode ser muito séria e resultar em danos ao cérebro, perda de audição ou dificuldade de aprendizado. Para a meningite bacteriana também é importante saber que tipo de bactéria a causou porque antibióticos podem prevenir alguns tipos de se espalharem e infectarem outras pessoas. Febre alta, dor de cabeça e pescoço duro são sintomas comuns da meningite em pessoas acima dos dois anos de idade. Esses sintomas podem se desenvolver em várias horas, ou pode levar 1 ou 2 dias. Outros sintomas podem incluir náusea, vômito, desconforto ao olhar para luz brilhante, confusão e perda de sono. Em recém-nascidos e bebês, os sintomas clássicos de febre, dor de cabeça e pescoço duro podem estar ausentes, ou difíceis de serem detectados. O bebê pode apenas parecer lento ou inativo, ou estar irritável, ter vômitos, ou alimentando-se mal.
Diagnóstico e tratamento precoces são muito importantes. Se aparecerem os sintomas, a pessoa deve procurar um médico imediatamente. O diagnóstico é geralmente feita ao cultivar bactéria de uma amostra do fluido espinhal.
A meningite bacteriana pode ser tratada com antibióticos eficientes. Porém, é importante que o tratamento comece cedo. Alguns tipos de meningite bacteriana são contagiosos. A bactéria espalha-se pela troca de secreções respiratórias e da garganta (tosse, beijo). Felizmente, nenhuma bactéria que causa meningite é tão contagiosa a ponto de se espalhar apenas ao respirar o ar onde uma pessoa infectada estável.
Perguntas:
O que é meningite ? Quais são os sintomas da meningite?
Como é o diagnóstico da meningite?
Como é o tratamento da meningite?
A meningite é contagiosa?
Para você como as pessoas ficam doentes com esta doença?