quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Confraternização 2009

Professores, funcionários e convidados divertiram-se durante a confraternização da EAPP no dia 11 de dezembro.



































sexta-feira, 11 de setembro de 2009

BULLYING


Só a união e as parcerias podem evitar esse mal.
O que é bullying?


Por que um nome em inglês? O termo bullying tem origem na palavra inglesa bully, que significa valentão, brigão. Como verbo, quer dizer ameaçar, amedrontar, tiranizar, oprimir, intimidar, maltratar. O primeiro a relacionar a palavra ao fenômeno foi Dan Olweus, professor da Universidade da Noruega. Ao pesquisar as tendências suicidas entre adolescentes, Olweus descobriu que a maioria desses jovens tinha sofrido algum tipo de ameaça e que, portanto, bullying era um mal a combater. Ainda não existe termo equivalente em português, mas alguns psicólogos e estudiosos do assunto o denominam “violência moral”, “vitimização” ou “maus tratos entre pares”, uma vez que se trata de um fenômeno de grupo em que a agressão acontece entre iguais – no caso, estudantes. Como é um assunto examinado criteriosamente há pouco tempo, cada país ainda precisa encontrar um vocábulo ou uma expressão, em sua própria língua, que tenha esse significado tão amplo.
Bullying é uma situação que se caracteriza por atos agressivos verbais ou físicos de maneira repetitiva por parte de um ou mais alunos contra um ou mais colegas. O termo inglês refere-se ao verbo "ameaçar, intimidar".
Estão inclusos no bullying os apelidos pejorativos criados para humilhar os colegas. E, não adianta, todo ambiente escolar pode ter esse problema. “A escola que afirma não ter bullying ou não sabe o que é ou está negando sua existência”, diz o médico pediatra Lauro Monteiro Filho, fundador da Associação Brasileira Multiprofissional de Proteção à Infância e Adolescência (Abrapia), que estuda o problema há nove anos.
Segundo o médico, o papel da escola começa em admitir que é um local passível de bullying, informar professores e alunos sobre o que é e deixar claro que o estabelecimento não admitirá a prática - prevenir é o melhor remédio. O papel dos professores também é fundamental. “Há uma série de atividades que podem ser feitas em sala de aula para falar desse problema com os alunos. Pode ser tema de redação, de pesquisa, teatro etc. É só usar a criatividade para tratar do assunto”, diz.
O papel do professor também passa por identificar os atores do bullying - agressores e vítimas. “O agressor não é assim apenas na escola. Normalmente ele tem uma relação familiar onde tudo se revolve pela violência verbal ou física e ele reproduz o que vê no ambiente escolar”, explica o especialista. Já a vítima costuma ser uma criança com baixa autoestima e retraída tanto na escola quanto no lar. “Por essas características, é difícil esse jovem conseguir reagir”, afirma Lauro. Aí é que entra a questão da repetição no bullying, pois se o aluno reage, a tendência é que a provocação cesse.
Claro que não se pode banir as brincadeiras entre colegas no ambiente escolar. O que a escola precisa é distinguir o limiar entre uma piada aceitável e uma agressão. “Isso não é tão difícil como parece. Basta que o professor se coloque no lugar da vítima. O apelido é engraçado? Mas como eu me sentiria se fosse chamado assim?”, orienta o médico. Ao perceber o bullying, o professor deve corrigir o aluno. E em casos de violência física, a escola deve tomar as medidas devidas, sempre envolvendo os pais.
O médico pediatra lembra que só a escola não consegue resolver o problema, mas é normalmente nesse ambiente que se demonstram os primeiros sinais de um agressor. “A tendência é que ele seja assim por toda a vida a menos que seja tratado”, diz. Uma das peças fundamentais é que este jovem tenha exemplos a seguir de pessoas que não resolvam as situações com violência - e quem melhor que o professor para isso? No entanto, o mestre não pode tomar toda a responsabilidade para si. “Bullying só se resolve com o envolvimento de toda a escola - direção, docentes e alunos - e a família”, afirma o pediatra.
Fonte: Revista Nova Escola - Agosto de 2009

quinta-feira, 16 de julho de 2009

CRONOGRAMA DEATIVIDADES III UNIDADE

06/07 à 25/09 – Período da III unidade.

10/07 à 17/07 – Reunião de pais com coordenadores. (Os professores deverão deixar relatórios, contendo informações sobre seus respectivos alunos problemas. Caso não faça, será de inteira responsabilidade do professor o problema com o aluno, onde os devidos coordenadores e a escola ficarão isentos).
22/07 - Visita à Escola Parque para os alunos do 4º Ano ( 3ª Série)

27/07 à 31/07 – Datas destinadas para entrega de espelhos dos testes. (Os mesmos não serão aceitos em data posterior, tornando-se de estrema responsabilidade do professor, sua digitação e duplicação)
04/08 - Visita à Biblioteca Monteiro Lobato - Alunos da Alfabetização e Jardim II
07/08 – Festa do Dia do Estudante (Filme, brincadeiras, palestras e outras atividades , contamos com a colaboração dos professores).
08/08 – Festa do Dia dos Pais. (Destinada aos pais do Pré-escolar e Primário, “clube a definir”).

11/08 à 17/08 – Semanas destinadas aos TESTES DA III UNIDADE.

26/08 – Prazo final para entrega dos resultados parciais. (O resultado de testes ou de qualquer outra avaliação que esteja substituindo os teste deverão estar registrados em caderneta até esta data).

08/09 à 11/09 – Datas destinadas para entrega de espelhos das provas. (Os mesmos não serão aceitos em data posterior, tornando-se de estrema responsabilidade do professor, sua digitação e duplicação).

12/09 – Festival Folclórico. (Apresentações na Escola Parque).

02/10 – Prazo final para entrega dos resultados da III unidade + conteúdo da IV Unidade c/ sistema de avaliação. (Os mesmos deverão estar registrados em suas devidas cadernetas, as mesmas devem estar atualizadas).

21/09 à 28/09 – AVALIAÇÕES CONCLUSIVAS DA III UNIDADE ( aula normal ate 3° horário, avaliações a partir do 4° horário.)

sexta-feira, 19 de junho de 2009

REFORMA ORTOGRÁFICA

FIQUE ATENTO. As novas regras da reforma ortográfica já estão valendo desde o dia 01 de Janeiro de 2009, porém haverá um período de transição até 2012. Com o objetivo de ajudar alunos e professores o Complexo Educacional FMU ( Faculdades Metropolitanas e Unidas) criou o Game da Reforma Ortográfica com a supervisão do prof. Ataliba Castilho esp. em Língua Portuguesa. Divirta-se e aprenda.

sexta-feira, 5 de junho de 2009

Dia do Meio Ambiente- 05 de junho

Dia 5 de junho: Dia do meio ambiente

Preservar o meio ambiente é muito importante para que possamos ter um planeta saudável e rico em recursos naturais no futuro.
Sabiam que a Terra também é um ser vivo? E que também tem direitos?Desde há uns anos que se criou uma Carta de direitos da Terra, uma carta que defende o meio ambiente a vida das pessoas na Terra.

Carta da Terra para crianças

Junto com todos os povos da Terra nós formamos uma grande família.
E cada um de nós compartilha a responsabilidade pelo presente e pelo futuro bem-estar da família humana e de todo o mundo dos seres vivos.

Somos parte de um grande universo
Nesse universo, nosso planeta é cheio de vida, com muitas plantas, animais e pessoas.
Juntos, formamos uma única comunidade de vida, onde dependemos uns dos outros para garantir nossa sobrevivência no planeta.
Infelizmente existem guerras, pessoas que têm fome, que não têm casa, nem escola, que estão doentes e que não têm ajudam médica. Além disso, existem pessoas que fazem mau uso da água, da terra e do ar; que maltratam os animais, as plantas
e outras pessoas.
O que podemos fazer:
Nós, Nós, as crianças, faremos pequenos esforços diários, para transformar as coisas ruins em coisas boas. Iremos tratar a todos muito bem e dividir melhor o que temos. Se ajudarmos e respeitarmos os outros, viveremos com muito mais alegria e felicidade!!
Além disso, pediremos um maior esforço por parte dos adultos: nossos pais, parentes e vizinhos para que se empenhem em construir um mundo melhor para todos: que seja justo, sustentável, que respeite os direitos humanos, que preserve a natureza e defenda a idéia da paz.

Conheça os princípios da carta da terra

1. Conheça e proteja as pessoas, animais e plantas
- Tenha respeito pelo modo como as plantas, animais pessoas vivem (mesmo que lhe pareça estranho ou diferente);
- Peça que todos tenham proteção;
- Lute contra a matança indiscriminada de animais;
- Cuide das plantas;

2. Sempre respeite estas três coisas:
- A vida de todo e qualquer ser vivo;
- Os direitos das pessoas;
- O bem estar de todos os seres vivos;

3. Utilize com cuidado o que a natureza nos oferece: água, terra, ar...
E defenda a idéia de que todos têm direito a esses bens naturais.

4. Mantenha limpo o lugar onde você vive
- Economize água;
- Jogue o lixo no lixo;
- Procure manter todas as suas coisas em ordem;
- Separe o lixo seco do orgânico;
- Adote a idéia dos “três erres”:

Reduzir
Reutilizar
Reciclar

5. Aprenda mais sobre o lugar em que você vive
Sobre os seres vivos que fazem parte da sua comunidade e dos que vivem em outros lugares do planeta.
Conheça e valorize o lugar onde vive e compartilhe com outros o que você sabe.

6. Todo mundo deve ter o que necessita para viver! Não deve existir a miséria
- Procure desejar ter somente o que realmente precisa.
- Aprenda a compartilhar o que tem e defenda sempre que:
- Todos devem ter o que necessitam para viver com dignidade;
- Todas as crianças devem ter acesso à escola;
- As pessoas necessitadas devem ser aquelas a quem nós devemos ajudar mais.

7. Todas as crianças são igualmente importantes
- Todas as crianças devem aprender e crescer juntas;
- As mulheres têm os mesmos direitos que os homens.

8. Sempre defenda a idéia de que qualquer criança:
- menino ou menina,
- de família rica ou pobre,
- negra, branca ou de qualquer outra cor,
- deste ou de outro país,
- que fale nossa língua ou não,
- cristã, muçulmana, de qualquer outra religião ou mesmo as que não têm religião...
... tenha comida, casa, família, escola, amigos, brinquedos, alegria e, se estiverem doentes, médico e medicamentos.

9. Diga sim à paz e não à guerra
- Procure viver em harmonia com todo mundo;
- Ajude as pessoas que estão a sua volta e ofereça a elas a sua amizade;
- Colabore para que mais pessoas apreciem as coisas boas e bonitas do nosso planeta;
- Cuide e ame as outras pessoas, animais e plantas: em casa, na escola e na sua comunidade ou cidade;
É preciso empenhar-se para que o Homem não faça guerras novamente, nem produza mais armas. Devemos nos esforçar para que haja paz em todo o mundo.
É preciso que todos se entendam e se ajudem mutuamente

10. Estude, dando especial atenção para aquelas coisas que o ajudarão a conviver melhor com as outras pessoas e com nosso planeta.

- Quanto melhor se educar, melhor saberá viver;
- Utilize os meios de comunicação para lhe ajudar a compreender as dificuldades e problemas que as pessoas ao redor do mundo enfrentam;
- Estude com maior interesse os assuntos que lhe ajudem a ser uma pessoa melhor e a buscar alternativas para tornar o mundo um lugar melhor de se viver.

Nós, os seres humanos, devemos preservar e melhorar o mundo em que vivemos. Por isso, devemos viver de uma maneira nova, usando as boas coisas que já temos hoje.
As pessoas de outros países, línguas, costumes e religiões podem nos ajudar. Assim poderemos conhecer novos modos de viver e tratar outras pessoas.
Empenharemos-nos para superar as situações difíceis.
Se nos unirmos, melhoraremos muito o mundo, porque todos nós somos úteis e podemos ajudar uns aos outros.
Faremos estes esforços para que digam : “Eles querem viver de outra forma”, “ Eles estão se empenhando em viver em paz” e “Eles acreditam que um outro mundo é possível”.

Texto: Sílvia N. Gonçalves

http://www.cartadaterra.com.br


sábado, 30 de maio de 2009

Fumo e Saúde

O consumo de tabaco é, nos dias de hoje, a principal causa de doença e de mortes evitáveis.
O dia 31 de maio foi instituído em 1988 pela Assembléia Mundial de Saúde através da resolução VHA 42.19 como o Dia Mundial sem Tabaco.

Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), anualmente cerca de 4,9 milhões de pessoas morrem, em todo o mundo, em resultado do tabagismo. Se a epidemia não for travada, a mesma organização estima que, em 2020/30, esse número chegará aos 10 milhões de pessoas por ano.
Uma vez iniciado o consumo do tabaco, rapidamente se transforma em dependência (física e psíquica), provocada por uma droga psicoativa - a nicotina – presente na folha do tabaco.
O fumo produzido pelo consumo do tabaco contém mais de quatro mil compostos químicos com efeitos tóxicos e irritantes, dos quais mais de 40 são reconhecidos como cancerígenos.
O tabagismo não é fator de risco apenas para o próprio fumante, mas também para aqueles que, não sendo fumantes, se encontram frequentemente expostos ao fumo passivo. O vício está vinculado a 90% dos casos de câncer de pulmão, 80% dos de enfisema pulmonar, 25% dos de infarto e 75 a 80% dos de bronquite crônica, além de câncer do aparelho respiratório superior (lábio, língua, boca, faringe e laringe); da bexiga, rim, colo do útero, esôfago, estômago e pâncreas; Irritação ocular e das vias áreas superiores. De acordo com a Organização Mundial da Saúde, a nicotina, presente no fumo, é, depois da morfina, a droga que mais provoca dependência. De cada cem dependentes, apenas três, ao final de um ano, conseguem abandonar o cigarro.
Fumar reduz a esperança média de vida em cerca de dez anos.

Fonte: Portal da Saúde
Professora: Vera Lúcia

quarta-feira, 27 de maio de 2009

Meningite

Atividade de Ciências para os alunos da 7ª e 8ª séries:
Ler o texto e responder as questões.
A atividade deverá ser entregue no dia 10 de junho (Terça - feira ) .
Professora: Vera Lúcia


Meningite viral e bacteriana

O que é, sintomas, diagnóstico, vacina

A meningite é uma doença dos fluidos do cordão espinhal e dos que envolvem o cérebro. Meningite é causada por infecção viral ou bacteriana. Saber se a meningite foi causada por vírus ou bactéria é importante porque a gravidade da doença e o tratamento diferem. Meningite viral é geralmente menos grave e cura-se sem tratamento específico, enquanto a meningite bacteriana pode ser muito séria e resultar em danos ao cérebro, perda de audição ou dificuldade de aprendizado. Para a meningite bacteriana também é importante saber que tipo de bactéria a causou porque antibióticos podem prevenir alguns tipos de se espalharem e infectarem outras pessoas. Febre alta, dor de cabeça e pescoço duro são sintomas comuns da meningite em pessoas acima dos dois anos de idade. Esses sintomas podem se desenvolver em várias horas, ou pode levar 1 ou 2 dias. Outros sintomas podem incluir náusea, vômito, desconforto ao olhar para luz brilhante, confusão e perda de sono. Em recém-nascidos e bebês, os sintomas clássicos de febre, dor de cabeça e pescoço duro podem estar ausentes, ou difíceis de serem detectados. O bebê pode apenas parecer lento ou inativo, ou estar irritável, ter vômitos, ou alimentando-se mal.
Diagnóstico e tratamento precoces são muito importantes. Se aparecerem os sintomas, a pessoa deve procurar um médico imediatamente. O diagnóstico é geralmente feita ao cultivar bactéria de uma amostra do fluido espinhal.
A meningite bacteriana pode ser tratada com antibióticos eficientes. Porém, é importante que o tratamento comece cedo. Alguns tipos de meningite bacteriana são contagiosos. A bactéria espalha-se pela troca de secreções respiratórias e da garganta (tosse, beijo). Felizmente, nenhuma bactéria que causa meningite é tão contagiosa a ponto de se espalhar apenas ao respirar o ar onde uma pessoa infectada estável.
Perguntas:
O que é meningite ? Quais são os sintomas da meningite?
Como é o diagnóstico da meningite?
Como é o tratamento da meningite?
A meningite é contagiosa?
Para você como as pessoas ficam doentes com esta doença?

segunda-feira, 25 de maio de 2009

Calendário de Provas II Unidade

5ª Série A
15/06- Matemática
16/06 –História
17/06 –Português
18/ 06 –Ciências
19/06 –Geografia e Inglês

5ª Série B
15/06- Geografia
16/06 – Matemática
17/06 – Ciências
18/ 06 – História e Inglês
19/06 – Português

6ª Série A
15/06- Matemática
16/06 –História
17/06 –Português
18/ 06 –Ciências
19/06 –Geografia e Inglês

6ª Série B
15/06- Geografia
16/06 – Matemática
17/06 – Ciências
18/ 06 – História / Inglês
19/06 – Português

7ª Série
15/06- Português
16/06 – Ciências/ Arte
17/06 – Desenho / Espanhol
18/ 06 – História / Inglês
19/06 – Matemática

8ª Série
15/06- Matemática / Espanhol
16/06 – Desenho
17/06 – Ciências
18/ 06 – História e Inglês
19/06 – Português

Obs.: As Avaliações de Geografia da 7ª e 8ª Séries foram antecipadas .

sábado, 23 de maio de 2009

Dia da Libertação da África




No dia 25 de maio de 1963, chefes de estado africanos reuniram-se contra a colonização e subordinação que tomou conta do continente durante séculos.Nessa reunião, que teve como cenário Adis Abeda ( capital da Etiópia ) esses líderes criaram a OUA ( Organização da Unidade Africana), que em 2002 passou a ser chamada de União Africana . Devido à importância daquele momento que marcou a luta da África pela independência, o 25 de maio foi instituído pela ONU ( Organização das Nações Unidas), em 1972, DIA DA LIBERTAÇÃO DA ÁFRICA ou dia da África.

sexta-feira, 15 de maio de 2009

DIA DAS MÃES NA EAPP

Mães se divertem durante brincadeira.

Muita diversão na dança da cadeira.

Alunos do Jardim II e 1º Ano - Matutino

Diretora da escola e mães dos alunos.



Alunos do Maternal e JardimI- Matutino




terça-feira, 5 de maio de 2009

Feliz Dia das Mães

ImageChef.com
Mãe é o sentido da vida,
é a razão de entender como podemos ser fortes,
no momento que todos nos julga impotente.
Mãe é o colo perfeito,
onde as lágrimas de dor
se transformam em consolo e depois de certo tempo
se transformam em aprendizado.
Mãe é o milagre de viver,
é onde tudo começa,
e o amanhecer do viver de cada um.
Mãe,
Uma das primeiras palavras que aprendemos a falar,
e não é uma simples coincidência,
é a necessidade de tê-la sempre ao nosso lado.
Mãe,
não importa a distância,
sempre está ao nosso lado, torcendo, rezando...
Pedindo a Deus a nossa felicidade.
Mãe,
Merece muito mais que um dia,
Merece muito mais que uma vida.
Feliz Dia das Mães
Fabiana Thaís

sexta-feira, 1 de maio de 2009

EVENTOS

19 DE ABRIL - DIA DO ÍNDIO
Alunos do Maternl comemorando o dia do Índio.
Que lindinhos!


15 DE MARÇO - DIA DO CIRCO

No dia 13 de março comemoramos o Dia do Circo.

Veja quantos palhacinhos lindos!


CARNAVAL


Muita diversão durante a comemoração do Carnaval.